top of page

O JARAGUÁ É GUARANI

     A Tekoa Itakupe, localizada no Jaraguá, é uma das aldeias que tem grande importância na resistência cultural e na luta pela demarcação de terras indígenas. De acordo com David Martim, líder da TI Jaraguá (Terra Indígena) e morador da aldeia, Tekoa significa Terra e Itakupe atrás da pedra. O nome da aldeia se dá pelo fato desta está localizada atrás do Pico do Jaraguá, conhecido por eles como Itaberá (pedra reluzente). David explica que para eles a terra é um local sagrado, de manter sua cultura e conhecimento:

     "As pessoas não conseguem entender que a terra pra gente é o lugar de manter nossa cultura, de preservar nosso conhecimento, pra viver do que nós somos dentro dessas áreas. A nossa luta é essa, pra ensinar o que a gente sabe para as nossas crianças, pra que elas aprendam sua cultura e para que elas saibam quem elas são: que elas são guarani" (MARTIM, 2015)

     Como forma de preservar e valorizar a cultura, são realizados diversos eventos e expedições. Feiras Culturais, dias da beleza indígena e expedições pelas nascentes são alguns dos eventos que fazem parte da programação. No dia 09 de maio de 2018 ocorreu na Aldeia Tekoa Ytu a 6º edição do Dia da Beleza Indígena (Figuras 19, 20, 21 e 22) como forma de ressaltar as vestimentas e pinturas corporais.

bottom of page